Tuesday, April 3, 2007

Antecedentes criminais do Canadá

Quem morou por mais de 6 meses consecutivos em algum lugar do mundo, com mais de 18 anos, vai precisar de uma certidão de antecedentes criminais desse(s) lugar(es) para o processo de imigração do Governo do Canadá.

Eu, como morei por 7 meses em Vancouver, não fui dispensada... Mas, até agora, o procedimento mostra-se bem simples. Para quem precisa de uma certidão de antecedentes do Canadá, sugiro consultar o site da RCMP (Royal Canadian Mounted Police), mas seguem os principais passos abaixo:

1. Entre em contato com o Consulado de SP, setor de vistos e imigração, e peça que eles enviem o formulário oficial C-216 para seu endereço. Forneça nome completo, data de nascimento, endereço e telefone, pois o Consulado já preenche algumas dessas informações pra você.

2. Quando o formulário chegar:
2.1. Leia e observe atentamente todos os campos. Veja quais informações você ainda precisa e pode preencher. Para o caso de imigração, a RCMP pede que seja informado o número do seu processo.
2.2. Vá até a Polícia Federal e peça para que coloquem as suas impressões digitais no formulário, assinem, carimbem e coloquem a data, tudo isso nos campos específicos (aqui em Recife foi muito rápido e simples e o pessoal está acostumado a tirar essas impressões de todo canto do mundo). Essas impressões não podem ser tiradas por você mesmo ou por um órgão que não será reconhecido pela RCMP.

3. Envie o forumulário para a RCMP no endereço que eles informam no site (vale a pena dar uma lidinha nas FAQ da RCMP antes).

Aí é só aguardar... novidade, hein? ;)

Ainda vai demorar uns meses pra o Consulado pedir nossos documentos, mas como eu tenho a impressão de que vai demorar um bocado pra ter esse daí, achei melhor solicitar logo! Alguém sabe quanto tempo demora para a RCMP enviar o certificado de "nada consta"?

Mariana

1 comment:

  1. Ola Mariana, me pediram essa certidão de antecedentes criminais da RCMP agora quando enviaram o pedido dos exames medicos, você sabe quanto tempo demorou para eles retornarem o resultado pro consulado?

    ReplyDelete